Como alavancar as vendas online

Como alavancar as vendas online

Vender online não significa apenas oferecer ofertas e descontos e ter ampla variedade de produtos disponíveis. Saber aumentar as vendas online vai muito além disso e envolve diversas estratégias atuais.

Saber vender online significa conhecer e saber aplicar as principais estratégias vigentes no mercado que, diga-se de passagem, está cada vez mais competitivo e acelerado.

Marketing e gestão empresarial, além das inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente são pontos chave para o sucesso das vendas online.

Pensando nisso, preparamos um artigo com as 5 principais estratégias para alavancar as vendas online!

Boa leitura!

Um bom sistema de gestão é essencial

Antes de aplicar estratégias de marketing e venda, é essencial saber gerenciar toda a equipe que comandará o processo de elaboração e aplicação das estratégias para que esta seja perfeitamente executada.

Dessa forma, para gerenciar toda a equipe de vendas e suas tarefas, invista em um software de gestão de qualidade, assim como serviços de organização e gerenciamento empresarial.

Softwares de gestão são capazes de acelerar todo o processo de elaboração de pequenas tarefas diárias dentro da empresa, economizando tempo e tornando as equipes mais produtivas.

Experiência do usuário e Inbound Marketing

A fim de atrair o maior número de possíveis clientes, a experiência do usuário é um ponto-chave na conversão de vendas e deve ser minuciosamente bem elaborada.

Por isso, para definir se a experiência do usuário está realmente satisfatória, veja se ela corresponde às seguintes máximas:

– Utilidade: o meu produto/serviço mostra-se útil para o cliente?;

– Usabilidade: meus sites são fáceis de utilizar e minhas estratégias de marketing são de fácil interação?

– Desejabilidade: as minhas estratégias estão sendo capazes de despertar desejo no cliente?

Uma boa experiência do usuário deve satisfazer todos estes 3 principais pilares que fazem as vendas online alavancarem consideravelmente.

Saiba investir também nas estratégias de Inbound Marketing, que são estratégias muito utilizadas atualmente e que trazem resultados reais quando o assunto é conversão de pessoas para clientes.

Essas estratégias, no geral, envolvem etapas que visam atrair e converter clientes, direta ou indiretamente, para adquirir seu produto ou serviço.

A importância das CTAs

CTA (Call to Action), do inglês, chamada para ação, é a parte final da estratégia de marketing que tem como principal objetivo, como diz o nome, promover a ação do cliente para com a sua empresa.

É nessa etapa que se utilizam frases curtas a fim de despertar a curiosidade e vontade no cliente para realizar uma ação que possa converter em venda de produto ou inscrição em algum evento, ou até mesmo numa lista de e-mail.

Redes sociais são ótimas aliadas

A aproximação com o cliente é uma parte essencial do processo de aumentar as vendas online. Isso porque é possível fazer com que o mesmo cliente compre outros produtos ou se torne um cliente constante.

Por isso, invista em publicações interessantes nas redes sociais a fim de despertar um sentimento de desejo e fidelização nos possíveis clientes.

Abandono de carrinho: uma verdadeira oportunidade

O abandono de carrinho não é a etapa final não desejada de uma possível compra; pelo contrário. O abandono de carrinho deve ser uma pauta estudada e analisada pelas empresas a fim de reter ainda mais clientes.

Isso porque o mesmo cliente que abandonou o carrinho pode se interessar por outros produtos da loja ou se interessar por descontos e ofertas.

Dessa forma, invista em estratégias de marketing para que estes clientes não sejam perdidos no processo final.