Copywriting: o que é e como atrair mais leads para o seu site

Copywriting: o que é e como atrair mais leads para o seu site

Você sabia que, de acordo com a Newscred, um leitor gasta em média 37 segundos em um artigo? Sabe o que isso significa? Que a forma como você escreve as primeiras linhas importam bastante. Veja: se nós não tivéssemos despertado sua curiosidade logo no primeiro parágrafo, você provavelmente teria deixado o post.

Neste artigo, nós vamos falar sobre um tipo de escrita muito especial: o copywriting. Para que ele serve? O que é? E como atrair mais gente com ele? Isso a gente te responde agora!

O que é copywriting

Podemos entender o copywriting como sendo a habilidade da escrita publicitária. Basicamente, é a capacidade de persuadir uma pessoa através da escrita, com fins comerciais.

Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso lançar mão de diversas técnicas da escrita persuasiva, além de ser preciso ter o pleno entendimento do destinatário do texto, no caso, os clientes.

O que exatamente ele(a) está buscando? Do que ele(a) precisa naquele momento? Essas questões de necessidade, no mundo do marketing, são conhecidas como dores do cliente.

Para conseguir alcançar essas dores, é necessário levar em consideração uma das características do copywriting: o destinatário específico.

O copywriting não é como a escrita para conteúdos ricos, como e-books, ou para blog posts. Esse tipo de conteúdo pode alcançar pessoas com necessidades completamente diferentes, o que é quase impossível de se alcançar na escrita publicitária.

Um erro bastante comum é achar que o copywriting é a arte de enganar as pessoas. Muita gente acha que um mentirinha ou meias verdades são completamente normais e aceitáveis nesse tipo de escrita, o que não é verdade.

Isso pode ter sido verdade há muito tempo, quando os consumidores não tinham acesso à informação e as empresas se aproveitavam disso. Porém, hoje em dia, com a internet, é muito fácil descobrir se uma empresa está tentando esconder algo, principalmente por conta dos sistemas de avaliação que a rede oferece.

Para resumir, as principais características do copywriting são:

  • Escrita de forma que se adeque ao público-alvo;
  • Técnicas de persuasão como verbos no imperativo, ideia de escassez, despertar da afeição e etc.;
  • Indução do leitor a realizar uma ação, como fornecer o seu contato ou realizar a compra de um produto ou serviço.

 

Benefícios do copywriting

Os principais benefícios do copywriting são:

  • Economiza seu tempo e recursos;
  • Permite a entrega de conteúdo de qualidade, o que aumenta o engajamento e a fidelização;
  • Permite convencer o cliente a fazer determinada ação;
  • Constrói uma boa imagem da sua empresa;
  • Cria uma personalidade para a sua marca;
  • Te destaca da concorrência;
  • Os mecanismos de busca, como o Google, te ranqueiam melhor, o que torna mais fácil para que as pessoas te encontrem.

 

Como atrair mais leads

Um lead nada mais é que uma pessoa ou uma empresa que tenha manifestado interesse no que você está vendendo. Esse interesse pode ser o compartilhamento do contato dela ou um follow no seu perfil nas redes sociais, por exemplo.

A primeira regra do copywriting é entender quem você quer atingir. Por isso, antes de mais nada, faça uma pesquisa a fundo sobre o seu público-alvo e, de preferência, defina uma persona.

Após esse entendimento, você deve pensar exatamente como o seu público-alvo. O que ele gostaria de receber? Se você fosse o seu público-alvo, sentiria vontade de ter/fazer/ler isso?

Depois disso, basta escolher o modo correto de abordagem. A partir daí, alinhando isso a outras técnicas de marketing, principalmente do inbound marketing, o aumento da captação de leads será quase inevitável.

Com as técnicas corretas e o uso adequado do copywriting, é impossível não ver os números da sua marca evoluírem. Por isso, esteja sempre se atualizando, tanto sobre as técnicas da escrita quanto sobre as necessidades dos seus clientes.