Jingle

O que é um Jingle e qual a sua importância?

Existem muitas formas de se comunicar com o público. Agências de publicidade sabem muito bem disso. Cada mensagem que será divulgada depende da situação específica para qual ela está sendo destinada.

E como cada situação é uma situação, essas divulgações de marcas através das mensagens direcionadas ao público podem chegar até ele em diversos formatos. Um deles, por exemplo, é por meio da música.

Esse artifício comunicativo, também conhecido como jingle, é uma dessas formas específicas de comunicação cujo principal objetivo é fazer com que a mensagem fique mais facilmente gravada na mente do público.

O que é o Jingle?

Jingle é uma palavra em inglês que, no mundo publicitário, se refere a uma mensagem transmitida por meio da música. Ela consiste em melodias simples e de rápida duração, com o objetivo de ser mais facilmente memorizável.

Essa é uma estratégia bem elaborada de mídia que auxilia o transmissor de uma mensagem quando ela é bem divulgada, sendo uma maneira mais fácil de uma empresa se comunicar com seu público.

Uma empresa, marca ou produto desenvolve uma música que pode ser tanto um áudio como também um vídeo, sendo divulgado em televisões, rádios, carros de sons e também pela internet, com o objetivo de promover o reconhecimento de uma marca, serviço ou produto.

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Principais características

Um jingle é uma mensagem de curta duração, durando entre 15 a 30 segundos podendo chegar, às vezes, até 1 minuto. Essa curta divulgação é justamente para que ele seja mais fácil de ser lembrado para quem está ouvindo. A mensagem também precisa estar focada na história contada, e não apenas na música.

Esse recurso publicitário é uma ferramenta importante para várias ações, muito usada inclusive em campanhas eleitorais. O jingle se utiliza de elementos sonoros que trazem componentes racionais e emocionais, atraindo o público para despertar seus atos de decisão de compras.

O que um jingle pode fazer por uma marca?

Um jingle bem trabalhado e divulgado pode fazer muito por uma empresa. Ele pode trazer à tona destaques para temas já esquecidos, introduzir novos itens em pauta e colocar a marca nos assuntos mais falados pelas pessoas.

Essa mensagem musical traz mais personalidade para o produto e a própria marca. Quando mais forte na mente das pessoas, mais facilmente ela será lembrada. Por isso, o jingle deve apresentar uma boa história, tendo um contexto claro para o ouvinte.

Impacto da mensagem

Sons trabalhados de uma forma única, com diversas combinações e estilos sempre despertam a atenção de qualquer pessoa. Por isso, quando se tem efeitos sonoros, ruídos, músicas de fundo e há o encaixe do texto de forma a equilibrar a mensagem, a divulgação passa a ter outo significado para as pessoas.

O jingle e a memorização

Quando uma música consegue ser marcante para alguém ela costuma ficar em sua cabeça por anos. Neurologistas e psicólogos dizem que quando uma musica possui um significado emocional muito grande para o ouvinte, se torna difícil esquecê-la.

Essa descoberta fez com que profissionais do marketing começassem a licenciar músicas pop para serem usadas na publicidade em vez de investirem em jingles originais. Como algumas canções possuem ritmos bem melódicos, chamados earworms, acaba tornando fácil sua memorização.

Quando mais curta e simples a melodia, mas fácil de ser memorizada. Por esse motivo muitos dos earworms mais comuns são jingles e refrãos de músicas pop.

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