Planejamento de Marketing Digital: como fazer e erros que devem ser evitados

Planejamento de Marketing Digital: como fazer e erros que devem ser evitados

Em geral, sabemos que o crescente desenvolvimento tecnológico fez muitas empresas perceberem a necessidade de garantir uma presença digital para conquistar ainda mais resultados. Contudo, para que isso seja possível, é necessário dispor de um planejamento de marketing eficiente, a fim de garantir resultados ainda melhores e mais rápidos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba como fazer um planejamento digital de forma eficiente.

Afinal, o que é planejamento de marketing digital?

Um planejamento de marketing digital nada mais é do que o planejamento de ações em marketing, onde a empresa acaba executando no ambiente online. Logo, trata-se de uma etapa da construção da estratégia que visa realizar a determinação de objetivos que precisam ser alcançados por meio das campanhas que são criadas.

Sendo assim, entendemos que o planejamento acaba envolvendo a divulgação de um negócio, uma marca, uma empresa que possui produtos, serviços, e entre outros processos relacionados. Ou seja, é tudo aquilo que vai ser como um norte para as ações estratégicas do negócio nas mídias sociais.

De forma prática, um excelente planejamento de marketing vai depender de características do empreendedor em questão, bem como da cultura da sua empresa.

Sendo assim, devemos entender que um excelente profissional que esteja disposto a realizar a divulgação de sua empresa de acupuntura, por exemplo, deve fazer considerações a respeito da sua área de atuação, e assim, montar perfis sociais para obter resultados ainda mais eficientes.

Como fazer um planejamento do marketing digital?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do planejamento em marketing digital, confira abaixo o passo a passo para realizá-lo:

1. Pesquise

Qualquer tipo de planejamento deve começar com uma excelente e taxativa pesquisa! Isso porque vai ser ela quem vai apontar os rumos para a sua comunicação.

De forma prática, nesse primeiro momento, você pode acabar traçando seus objetivos em função das oportunidades que se encontram no mercado. Sendo assim, busque definir suas metas para a comunicação que deseja obter, para que assim, você consiga conquistar excelentes resultados.

2. Faça um plano de ação

Depois de fazer a sua pesquisa, está na hora de partir para o plano de ação! Como bem sabemos, é nele onde você poderá definir quais são os canais que precisam ser trabalhados na sua campanha — sempre levando em consideração os objetivos que são previamente traçados, como o público-alvo, a análise da concorrência, etc.

Lembrando que é de suma importância investir em SEO (Search Engine Optimization), pois essa prática consegue aumentar em até 13x mais visitantes em suas páginas em relação a um site ou blog comum que não se interessa por essa estratégia.

3. Atente-se às redes sociais

Algo que não podemos deixar de dizer, é que cada rede social tem um tipo específico de linguagem. O instagram, por exemplo, que se trata de um público mais jovem, merece uma linguagem mais informal, sem contar no investimento de imagens, vídeos e entre outros formatos que eles mais adoram e tendem a engajar.

Em se tratando do facebook, por exemplo, que é uma rede mais para pessoas mais velhas, a fala deve ser menos enxuta, pois as pessoas são mais de idade, e buscam por formatos com uma interpretação mais fácil.

4. Use métricas para mensurar resultados

Depois de criar o seu cronograma e entender como quer abordar o seu público, está na hora de monitorar os resultados que foram gerados a partir das estratégias, por exemplo:

• as páginas com o maior número de acessos;

• número de cadastros realizados;

• a compra de produtos oferecidos;

• a origem de cada visita;

• taxas de conversões.

Como dica extra, o Google Analytics pode ser uma excelente alternativa para você chegar até essas informações e obter um excelente planejamento de marketing.

Conclusão

A digitalização de atividades e processos nos contextos atuais praticamente “obrigam” as empresas a terem uma presença digital para conseguirem resultados eficientes! E nesse quesito, percebermos as vantagens do planejamento de marketing, que acelera essas estratégias e faz com que a empresa consiga ganhar uma competitividade ainda mais eficiente.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de planejamento, que tal ampliar o seu conhecimento sobre os assuntos de marketing digital? Confira o nosso blog agora mesmo e veja mais dicas exclusivas sobre o tema.