Quais as tendências do Marketing digital para 2022?

Conhecer as tendências do marketing digital para este ano (2022) é essencial para a empresa que deseja ficar um passo à frente da concorrência e alcançar seus objetivos de negócio com rapidez.

Neste conteúdo, abordamos as principais, para que desse modo fique atualizado (a) e tome as decisões certas no âmbito do marketing digital de sua empresa. Não deixe de conferir!

Redes sociais focadas em vídeos curtos

O uso de redes sociais já é uma tendência forte no mercado. Motivos não faltam para isso, afinal, elas são utilizadas por milhões de pessoas, o que amplia a possibilidade de uma empresa capturar mais leads e, assim, aumentar suas vendas.

Então, uma tendência do marketing digital para este ano será a utilização de redes sociais focadas em vídeos curtos, sendo um exemplo nesse sentido o Instagram e o TikTok. Vale dizer que esta rede social atingiu em agosto de 2021 a marca de 1 bilhão de usuários. Em agosto do mesmo ano, ultrapassou o Facebook, tornando-se o aplicativo mais baixado do mundo.

O TikTok é uma rede social usada para criar e compartilhar vídeos curtos. Uma empresa pode usar para apresentar produtos e serviços de uma forma rápida e divertida, assim como para interagir com seus clientes.

Não sabe como gerir suas redes sociais? Confira nosso post Gestão de Mídias Sociais: como uma agência pode me ajudar?.

Inbound marketing

Outra tendência para 2020 é o inbound marketing. Trata-se de um conjunto de estratégias que se baseia na criação e produção de conteúdos voltados para o público de uma empresa.

Nessa abordagem, os conteúdos podem assumir formatos diversos, como texto, vídeo e imagem. É uma ótima estratégia para criar roteiros incríveis para a produção de vídeos para o TikTok e Instagram, por exemplo.

O inbound marketing se baseia em diversas técnicas com o objetivo de fazer com que o conteúdo produzido alcance o público desejado, como regras de SEO (Search Engine Optimization), construção do lead da marca e outras.

Além disso, na produção de conteúdos, considera dados de mercado atuais, para assim desenvolver uma pauta de valor, que possa não apenas captar leads, mas também educar os clientes já fidelizados.

Humanização do marketing digital

Sem dúvida, o uso da tecnologia foi capaz de aprimorar o marketing digital. Afinal, hoje, há ferramentas que ajudam a otimizar a realização de processos, como o envio de e-mail marketing e filtragem de leads que estão prontos para se tornarem clientes de uma marca.

No entanto, a humanização é ainda uma forte tendência para 2022. O que isso significa? Na produção de conteúdos, a empresa deve adotar uma linguagem o mais próxima possível do seu público, com o objetivo de criar uma conexão com ele. Uso de avatares, emojis, memes e outras tendências é um caminho a se considerar.

Ampliar as possibilidades de experiência do consumidor

Desenvolver estratégias de marketing digital focadas em experiências virtuais é outra tendência para 2022.

O marketing digital deve ser pensado para garantir uma experiência exclusiva e confortável ao consumidor. Por exemplo, atualmente muitas construtoras adotam o recurso visual 360º em seu site, o qual permite ao consumidor conhecer um imóvel com detalhes sem que precise sair de casa.

Anúncios pagos

Outra estratégia que pode complementar o inbound marketing são os anúncios pagos. É uma tendência de marketing digital para 2022, sendo muito utilizada por empresas para alcançar leads de acordo com algumas especificações, como regionalidade, faixa etária, ocupação profissional, etc.

Como as demais já citadas, ela pode garantir o aumento do número de clientes da sua empresa e vendas.

Sua empresa já está preparada para aproveitar essas tendências do marketing digital e, assim, alcançar com rapidez seus objetivos? É uma importante pergunta para quem deseja obter sucesso no mercado!