Saiba como desenvolver um funil de vendas perfeito

A maioria dos gerentes de negócios espera atingir um crescimento extraordinário nas vendas em um curto período de tempo. Saiba que não é impossível transformar sua equipe em uma máquina de vendas. Hoje, existem ferramentas que podem otimizar e facilitar esse processo, fazendo sua empresa alcançar seus objetivos de forma mais rápida. Um exemplo que podemos destacar nesse sentido é o funil de vendas.

Você sabe o que é um funil de vendas e como desenvolver em sua organização? Na dúvida, continue a leitura e aprenda a utilizar essa estratégia em sua empresa.

O que é um funil de vendas?

Basicamente, o funil de vendas é uma ferramenta estratégica que apresenta a jornada do cliente desde o primeiro contato que ele teve com a empresa até a conclusão da compra de um produto ou serviço.

Em outras palavras, o funil de vendas consiste em um conjunto de etapas, bem como de gatilhos, e seu principal objetivo é apoiar o processo de compra do potencial cliente de uma empresa, o qual é também conhecido como persona.

Ou seja, é uma ferramenta que está diretamente relacionada ao caminho que um potencial cliente segue antes de efetuar a compra de um produto ou serviço.

Um funil de vendas é composto, simplificadamente, por quatro etapas, a saber: visitantes, leads, oportunidades e vendas. Em cada uma dessas etapas, é importante desenvolver estratégias para fazer seu potencial cliente se manter no funil de vendas ou no caminho que você previamente planejou com o objetivo de fazê-lo tomar uma ação em direção ao que deseja.

Quais são os principais benefícios de um funil de vendas?

Existem muitos aspectos positivos oferecidos por um funil de vendas. Neste tópico, mencionaremos os principais:

• É uma ferramenta que amplia sua visão com relação ao ponto em que se potencial cliente está, o que, na prática, possibilita que adote estratégias capazes de fazer com que ele se torne seu cliente;

• Ajuda a aumentar seu número de clientes e, consequentemente, o de vendas;

• Possibilita que sua empresa aproveite melhor as oportunidades.

Como desenvolver um funil de vendas?

Siga as dicas abaixo para desenvolver o funil vendas perfeito para o seu negócio:

Provoque uma boa experiência para o seu cliente no topo do funil

O topo do funil é o estágio em que o seu cliente entra em contato com sua empresa, tendo, portanto, sua primeira experiência. Por isso, você precisa fornecer a ele uma boa experiência para que sua primeira impressão seja agradável. No entanto, para isso, é preciso conhecer sua persona e fornecer conteúdos capazes de fazer com que ele tenha uma experiência ótima.

Nessa etapa, você precisa estimular seu potencial cliente a tomar uma decisão ou fazer uma ação que faça com que ele permaneça em sua mira, ou seja, em seu funil de vendas. Convidá-lo para fazer parte de sua newsletter é uma boa estratégia nesse sentido.

No meio do funil, invista em conteúdos educativos

Ao passar pelo topo do funil, o potencial cliente, muitas vezes, já tem noção sobre o produto ou serviço que precisa comprar para resolver seu problema.

Então, como dica, no meio do funil, invista em conteúdos educativos, que ensinam aos seus potenciais clientes mais sobre os seus produtos ou serviços, bem como sobre sua marca. O tom dessa educação, vale dizer, deve ser institucional, e não comercial.

No fundo do funil, mostre o diferencial de seus produtos/serviços

Por fim, nessa etapa, mostre o diferencial de seus produtos/serviços, ressaltando as qualidades deles e como podem contribuir para a resolução de seus problemas.

Quer entender totalmente este assunto e saber exatamente como criar um funil de vendas? Entre em contato conosco! Temos uma equipe que pode te ajudar a desenvolver um funil de vendas perfeito para seu negócio.