É comum que o objetivo central de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento, seja conquistar novos clientes. Mas, e se lhe contarmos que existe um complemento para esse objetivo, capaz de garantir o sucesso do seu negócio? Estamos falando sobre ter mais engajamento online.
Nesse caso, o engajamento serve como uma forma de reter esses clientes, tornando-os mais próximos da sua marca através de um relacionamento construído de forma totalmente online. Como isso é possível? Criando estratégias de interação bastante específicas e únicas!
Você conhece bem o seu público? Sabe o que ele procura ou espera? Possui alguma ideia de como engajá-lo nas suas ações? Não? Então, continue conosco até o final deste artigo e confira quatro dicas incríveis para começar a marcar presença online hoje mesmo.
Entenda o que é uma estratégia de engajamento online
Basicamente, buscar pelo engajamento online da sua empresa significa melhorar o nível de satisfação dos seus clientes, ao mesmo tempo em que se aumentam as conversões (vendas).
Para isso, são utilizadas diversas estratégias, com o objetivo de envolver, cativar e manter as pessoas fiéis ao seu negócio, fazendo uso de uma infinidade de canais.
Mas, engana-se quem pensa que tudo se resume a vendas. Na verdade, ter mais engajamento online visa antecipar cada pequena necessidade dos clientes, mantendo contato com eles e promovendo um relacionamento duradouro, baseado no sentimento de confiança.
Alguns dos principais benefícios alcançados por empresas que focam nesse quesito são:
- Redução de rotatividade de clientes, graças à retenção dos mesmos;
- Maiores chances de alavancar as vendas de novos produtos;
- Aumento de visibilidade da marca;
- Intervalos menores entre uma compra e outra (ou entre negócios fechados);
- Consumidores fiéis, capazes de convencer outras pessoas a se tornarem clientes.
Acredite, ter mais engajamento online não é uma tarefa complicada e, com as 4 dicas abaixo, é possível tornar esse processo ainda mais rápido e eficiente!
1. Invista em um design responsivo
Um número cada vez maior de pessoas utiliza seus smartphones para acessarem sites ou e-commerce. Logo, é indispensável que tudo que se refere à sua marca seja responsivo, ou seja, adaptável aos diferentes tamanhos de tela.
Uma página de vendas com a navegação desconfigurada, dependendo do dispositivo utilizado para acesso, pode ser o suficiente para afastar possíveis clientes, já que torna a experiência de navegação bastante cansativa visualmente.
2. Marque presença nas redes sociais
Um site atraente não é o único ponto importante quando o assunto é ter mais engajamento online. Nesse caso, melhorar a sua presença e posicionamento nas redes sociais também é fundamental para atrair clientes.
Para isso, esteja disponível nos mais diversos canais, como YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo LinkedIn. Não esqueça também de postar conteúdos constantemente (você pode criar um calendário, facilitando a tarefa), sejam eles:
- Imagens;
- Vídeos;
- Eventos;
- Promoções;
- Depoimentos de clientes.
O ideal é focar em duas ou até três plataformas diferentes, sempre seguindo as preferências (e os rastros) do seu público-alvo. Para alcançar grandes resultados, você pode contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto!
3. Aposte no SEO
“Search Engine Optimization” ou, em bom português, “otimização para mecanismos de busca”, é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que deseja ser vista na internet, já que tem como objetivo colocar o seu negócio entre os primeiros resultados em pesquisas realizadas em buscadores.
Para que tal ferramenta funcione como esperado e os seus clientes lhe encontrem facilmente online, é necessário:
- Utilizar as palavras-chave corretas;
- Criar conteúdos envolventes;
- Inserir links internos e externos no seu site;
- Destacar termos importantes nos textos e descrições.
Lembre-se que manter um site otimizado para SEO pode gerar mais tráfego orgânico (gratuito), trazendo novos clientes para a sua empresa.
4. Interaja com seus clientes
Por mais óbvio que possa parecer, escutar o público não é um hábito que todas as empresas possuem e, acredite, isso faz toda a diferença quando o objetivo é ter mais engajamento online.
Ouvir o que os clientes têm a dizer, sejam críticas ou elogios, é uma oportunidade única de aprimorar seus produtos e serviços rapidamente, prever possíveis crises de imagem e até mesmo oferecer o que eles precisam muito antes da concorrência.
No final das contas, essas dicas simples podem ter um enorme impacto no sucesso online da sua empresa, espalhando-o também para fora dela!