Em razão do crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber claramente o quanto mudou o comportamento dos consumidores. Por meio de aparelhos cada vez mais práticos e modernos, as pessoas estão propensas a comprar produtos e a contratar serviços pela internet.
Como consequência desse novo comportamento de consumo, as empresas perceberam a necessidade de garantir uma presença digital, a fim de conquistar novos públicos, e assim, aumentar ainda mais o seu faturamento.
E falando em internet, podemos lembrar dos incríveis benefícios e ferramentas do marketing digital, que dispõe de estratégias e métodos ágeis para que as empresas consigam se sobressair nas mídias digitais, e assim, realizar excelentes conversões.
Quer saber como fazer isso? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 tendências do marketing digital que realmente valem a pena apostar.
1. Valorização de experiências em tempo real
Conforme vimos, a pandemia acabou restringindo a circulação das ruas por causa da necessidade de distanciamento social. Assim, dentro de casa, as pessoas tentam buscar diversas formas para continuarem seguindo suas vidas (consumindo produtos e serviços).
Nesse contexto, percebemos um formato interessante do marketing digital que acabou popularizando: as famosas lives. Isso porque grande parte de shows, apresentações, aulas e demonstrações de produtos e serviços acabam sendo feitos de forma online.
Por esse motivo, a valorização da experiência de consumidores é de suma importância como uma tendência para o marketing. E nisso, podemos entrar na questão dos chatbots, que nada mais são do que usuários robóticos que acabam conversando com clientes via chat, e-mail e outros tipos de plataformas por meio conversas sem interferência humana.
Sem contar que, com base nesse relacionamento próximo, o setor de marketing consegue entender um pouco mais sobre as dores, necessidades, desejos e, principalmente, as objeções de usuários. Com esses dados coletados, é possível propor ações para melhorar o interesse do público pelos produtos e serviços oferecidos.
2. Criação de conteúdos interativos
Mesmo que os conteúdos interativos não sejam novidade pra ninguém, ainda assim entendemos que seja de total importância pelo fato de ainda estarmos em distanciamento social — mesmo que mínimo, em relação ao começo da pandemia. Dessa forma, empresas e marcas começaram a investir em interação para criar um desenvolvimento humano ainda mais eficiente.
Assim como as experiências em tempo real, e o respectivo uso do UGC, os conteúdos interativos acabam aproximando ainda mais os consumidores com as marcas. Sem contar que a interatividade precisa ser tendência, já que as marcas necessitam de elaborar conteúdos de valor, no meio de tanta informação e concorrência na internet.
3. Crescimento do Reels e TikTok no Brasil
Como já sabemos, as redes sociais vem e vão. Contudo, existe uma que parece que chegou para ficar por bastante tempo: o TikTok. Sabe-se que ele se consolidou ainda mais no ano de 2020, sobretudo na época de lockdown.
Com as pessoas dentro de casa, elas acabaram movimentando ainda mais essa rede com vídeos engraçados, bem como de danças, conhecimento, músicas, trechos de filmes e séries, curiosidades, e entre outros relacionados.
Com isso, as empresas também passaram a adentrar essa rede social de forma eficiente e interativa, fazendo piadas, jogos, danças e curiosidades apenas com o intuito de fazer os espectadores reconhecerem ainda mais sobre uma determinada empresa. E isso, está surtindo efeito de forma eficiente e lucrativa.
E aí, gostou das dicas? Agora que você já conhece as tendências do marketing digital para os próximos meses, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outras dicas relacionadas ao tema.