Como utilizar a estratégia de Inbound Marketing em 2023

heromildes

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Com o crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o quanto mudou o comportamento das pessoas. Pela evolução de aparelhos altamente tecnológicos, tais como celulares e computadores, os consumidores preferem comprar produtos, contratar serviços e se relacionar através da internet.

Por essa comodidade, as empresas percebem a necessidade de digitalizar suas atividades, a fim de conquistar novos públicos nas mídias digitais. Uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing digital no objetivo de captar clientes é o inbound marketing.

Essa metodologia é muito importante para os contextos atuais, visto que os usuários conectados à internet buscam constantemente informações sobre produtos e serviços que desejam consumir.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso post até o final e saiba por que você deve investir em inbound marketing em 2023.

O novo comportamento do consumidor

Antes de tudo, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o comércio fechou suas portas e começou a atuar no meio digital. Isso se deu com a imposição dos governos sobre o isolamento social, fazendo com que as pessoas ficassem em suas casas. Em consequência disso, observou-se um aumento expressivo do acesso à internet, chegando entre 40% e 50% no período da pandemia .

Esses dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, pela G1, e apenas confirmam o quão importante é manter uma presença digital nos dias atuais para gerar competitividade em um mercado tão instável. Em outras palavras, os consumidores estão no meio digital, e querem produtos e serviços que ofereçam segurança e comodidade.

Inbound Marketing: o que é e por que é tão importante?

Em geral, podemos definir que o inbound marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing, cujo objetivo está na criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico na internet.

Ou seja, seu principal objetivo é conquistar a permissão dos usuários para que a sua empresa possa se comunicar com eles de forma direta, criando um relacionamento duradouro que pode se tornar uma fidelização em um futuro bem próximo.

Como a pandemia fez com que as pessoas permanecessem cada vez mais conectadas à internet, o inbound marketing faz com que esses usuários se interessem pelas empresas digitais e busquem se relacionar com elas, a fim de comprar produtos e serviços.

Não é à toa que o inbound marketing é popularmente conhecido como o “marketing de atração”. Deseja saber mais sobre o inbound marketing? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos relevantes sobre o assunto.

Como utilizar o inbound marketing em 2023?

Agora que já sabemos a real importância do inbound marketing frente ao novo comportamento do consumidor, vamos enumerar a principal forma de utilizar essa estratégia em 2023. Confira abaixo:

1. Atração

Para 2021, você precisa aumentar o número de acessos em seu site, blog ou outro canal comunicativo através da produção de conteúdos relevantes (seja em texto, vídeo, imagem, gif e entre outros formatos).

O objetivo nessa primeira etapa é mostrar aos usuários que sua marca pode resolver os problemas e tirar todas as dúvidas necessárias em relação aos problemas que circulam o seu público.

2. Conversão

Ao chegar na parte de conversão, o usuário irá passar informações de contato (seja um e-mail, número de telefone, etc) em troca de um e-book, livro digital, vídeo ou qualquer outro conteúdo rico. Quando isso ocorre, sua empresa passa a ter um lead qualificado e com todo potencial para comprar de você.

3. Fechamento

Após os usuários se tornarem leads convertidos, está na hora de identificar cada problema (objeção) dessas pessoas e buscar a melhor forma de gerar oportunidades para o seu negócio. Ferramentas de e-mail marketing nessas horas podem ser de suma importância para otimizar o seu trabalho e o seu relacionamento com os leads.

4. Encantamento

A jornada do seu lead não para simplesmente no fechamento. Agora, é necessário encantá-lo continuamente através do envio de conteúdos diários, semanais, ou de acordo com as estratégias de marketing da sua empresa.

A ideia, nesse ponto, é entender ao máximo o seu lead e fazê-lo entender que a sua marca oferece todos os recursos necessários para resolver todos os problemas dele. No caso, a compra de um produto ou serviço.

Portanto, agora que você já sabe o que é inbound marketing e por que você deve aplicá-lo em 2023, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto?

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