Seja na produção empresarial, esportiva ou cultural, a comparação é a base para avaliar o valor do que criamos ou fazemos. É, com outras palavras, uma maneira de verificarmos o desenvolvimento de uma área em relação a outra ou outras. A mesma lógica se aplica a instituições privadas e públicas.
Nesse sentido, cabe destacar o benchmarking. Em linhas gerais, trata-se de uma ferramenta valiosa que pode nos ajudar a responder aquela pergunta básica que todos nós fazemos: como a minha empresa está se saindo com relação a outras do mesmo segmento de mercado?
Para saber mais sobre o que é e como você pode beneficiar sua empresa utilizando o benchmarking, confira este conteúdo.
O que é benchmarking?
A expressão benchmarking tem origem no inglês e significa, em português, ponto de referência. Trata-se de um processo de pesquisa entre empresas de um mesmo setor, com o objetivo de analisar o desempenho de seus processos, serviços e produtos com relação aos seus concorrentes.
Na tarefa de monitorar o mercado, as informações coletadas são analisadas, interpretadas, avaliadas e medidas. Nesse sentido, vale dizer que para criar uma verdadeira inteligência de mercado, você precisa entender o que as informações significam e como elas podem beneficiar seu negócio, aumentando, por exemplo, o seu número de clientes e de vendas.
Normalmente, cada empresa determina os fatores que têm relação com seu desempenho e, em seguida, define parâmetros para avaliar a performance de sua concorrência no mercado.
Os dados alcançados a partir do processo de benchmarking podem ser usados pela empresa, de um modo geral, para desenvolver ações que façam com que ela se desenvolva e consiga obter destaque no mercado em relação à sua concorrência.
A importância do benchmarking para o crescimento do seu negócio
Conforme mencionado anteriormente, a comparação se apresenta como uma excelente maneira para que a empresa cresça de forma rápida e consiga obter destaque no mercado. Para crescer e se desenvolver, ela, inevitavelmente precisa do benchmarking, ferramenta capaz de garantir que saiba sua posição no mercado com relação a outras do mesmo segmento.
Para as empresas, esse é um fator fundamental, pois as motiva a caminhar na direção da adoção de ações que sejam capazes de garantir a evolução dos seus processos.
No entanto, isso não significa que tudo o que seus concorrentes fizerem será melhor para o seu negócio. É preciso avaliar cuidadosamente a sua concorrência e apenas tomar como referência aquilo que pode fazer com que sua empresa alcance seus objetivos mais rápido, destacando-se no mercado.
Quais são os principais benefícios do benchmarking?
O benchmarking é uma ferramenta que pode oferecer diversos benefícios para sua empresa. A seguir, confira alguns deles:
• Possibilita que sua empresa tenha uma melhor e maior compressão do mercado em que atua;
• Permite que sua empresa adote ações capazes de garantir seu crescimento e destaque no mercado;
• Ajuda sua empresa a aumentar a qualidade dos seus processos, produtos e/ou serviços;
• De certo modo, também possibilita que sua empresa aumente o número de clientes e de vendas, levando-a, portanto, a obter um faturamento melhor.
Pode-se dizer que o benchmarking se tornou, hoje, uma das principais ferramentas em relação à gestão de processos de uma empresa. A partir dessa solução, a sua organização pode, sem dúvida, alcançar mais rápido a melhoria dos seus processos, bem como seus objetivos.
O que você achou deste texto? Quer receber e ficar por dentro de conteúdos relevantes como este? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.