Com o desenvolvimento do marketing nos dias atuais, podemos perceber o surgimento de diversas estratégias e ferramentas para captação de novos clientes. E uma dessas estratégias, é o e-mail marketing. Capaz de alcançar diversos tipos de clientes, o e-mail marketing é fundamental para converter consumidores em clientes, e torná-los verdadeiros promotores da marca.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Afinal, o que é o meio e-mail marketing?
Em geral, o e-mail marketing é, basicamente, e-mails enviados para uma determinada lista de contatos, com o simples objetivo de se comunicar com cada destinatário e realizar o cumprimento de estratégias de marketing. De forma prática, o disparo de e-mails ocorre com a utilização de ferramentas de automação. Assim, com base no estágio do lead — consumidor que deixou e-mail para contato — o mesmo é encaminhado para estratégias de e-mail marketing diferentes, de acordo com seu estágio no funil de vendas.
Qual é a função do e-mail marketing?
Agora que você já sabe o conceito e a importância do e-mail para as estratégias de marketing de uma empresa, está na hora de descobrir suas principais funcionalidades. Vamos conferir algumas abaixo:
1. Estreitar relações entre público e marca
Quando uma empresa investe em e-mail marketing, ela capta um e-mail do usuário, para que possa entrar em contato com ele de forma periódica — ou de acordo com as estratégias de marketing interno.
O objetivo da coleta desse e-mail é estreitar laços com o usuário, tornando-o mais íntimo da empresa com o disparo de e-mails com conteúdos de valor, newsletter, promoções, ofertas e entre outros conteúdos que possam fazê-lo se interessar cada vez mais pela marca, a fim de que em um determinado momento, ele venha a comprar da empresa.
2. Oferecer autoridade de marca à empresa
Já que o principal objetivo do e-mail marketing é estreitar laços com o usuário, é bem provável que esse lead se transforme em um verdadeiro promotor de marca. Em outras palavras, quando um lead vira cliente, isso significa que a empresa o cativou através da sua qualidade e transparência.
Quando isso ocorre, os clientes possuem grandes chances de compartilharem feedbacks positivos da marca, tanto para a empresa, quanto para amigos e familiares, fazendo com que mais pessoas conheçam a empresa. Com isso, a empresa consegue ganhar ainda mais autoridade de marca em seu setor de atuação, conquistando ainda mais pessoas.
3. Gerar competitividade
Em consequência de todas as funções do e-mail marketing citadas acima para uma empresa, chegamos a um ponto interessante: a competitividade. Quanto mais aumentamos nossa lista de e-mails e nutrimos esses usuários com conteúdos de valor e ofertas, tendemos a gerar ainda mais competitividade no mercado, uma vez que o volume de vendas tende a aumentar de forma progressiva.
Ou seja, quanto mais e-mails sua lista tiver, mais vendas sairão a curto, médio e a longo prazo. Tudo dependerá do tipo de experiência e do estágio de compra em que o lead se encontra.
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