Há quem diga que eles não são mais necessários, porém, a verdade é que o slogan ainda causa grande impacto no mercado publicitário. Uma frase criativa e poderosa tem a capacidade de ficar por décadas na memória do consumidor.
É esse o efeito que um slogan potente confere à marca ligada a ele: permanecer na lembrança do público de modo a não quer esquecido jamais. Portanto, está provado que o slogan ainda é uma ferramenta muito importante.
Devem ficar na memória
Faça o seguinte exercício: recorra à sua memória e pense nas frases publicitárias marcantes que viu quando era criança ou adolescente. Com certeza, junto a ela vem à tona a lembrança das respectivas marca e produto.
Agora que já está claro o poder de um bom slogan, a dúvida é como produzir uma frase tão criativa que tenha o possa ser gravada tanto tempo no pensamento. Confira o artigo até o final e descubra esse segredo. Boa leitura!
O que é um slogan?
Numa tradução livre para o português significa “grito de guerra”. Apesar de escrito em inglês, o termo tem origem na Escócia e, quando utilizada, tinha o objetivo de realizar o agrupamento de soldados durante uma guerra ou batalha.
O uso de um slogan fornece a explicação sobre o que uma empresa ou produto pode fazer pelo seu público. Quando bem-feito, tem o efeito imediato de despertar emoções e moldar a maneira como a sociedade encara uma marca.
Qual é o objetivo de um slogan?
Ele deve expressar com clareza as principais características do negócio para que sua mensagem chegue com facilidade às pessoas. A marca deve ser identificada por meio dessa frase, como se utilizasse uma “logomarca sonora”.
Entre as principais vantagens obtidas com a criação de um slogan estão:
• Potencializa a fidelização de clientes ao ser constantemente lembrada;
• Se diferencia da concorrência ao revelar o real valor de seu produto ou serviço;
• Alavanca as estratégias de marketing ao possuir uma identidade marcante que represente a marca.
Frases inesquecíveis
Se ainda tem dúvidas sobre a força de um slogan, o compare a um bordão utilizado por personagens brasileiros. Quem esquece da frase “E o salário, ó” do Professor Raimundo ou o “Quem sabe faz ao vivo”, de Fausto Silva. Até políticos se beneficiaram, como Jânio Quadros com seu “Varre, vassourinha”.
Portanto, o slogan resulta em benefícios fundamentais para a consolidação de uma marca, produto ou serviço e permite a consolidação de um público fiel.
Como criar um slogan de sucesso?
Ele é uma assinatura da empresa e deve representar seus ideais, por isso, deve utilizar uma linguagem acessível, com palavras simples e fácil de ser pronunciada. Evite palavras rebuscadas que tornem a pronúncia complexa.
A mensagem precisa deixar claro que sua marca é a melhor e os motivos pelos quais os consumidores deveriam a escolher em detrimento da concorrência.
Um slogan de sucesso depende – e muito – da criatividade. Outro fator fundamental é o tamanho da frase: quanto menor, mais fácil de ser lembrada.
A intenção que deve guiar a criação de um slogan é gravar o nome da empresa ou do produto na mente dos clientes, do contrário, vai ser esquecida bem cedo.