Atração, conversão, venda e encantamento: se você já ouviu falar dessas quatro etapas, provavelmente sabe que são os 4 passos de um funil de Inbound Marketing. Muito utilizado no mundo de vendas, ele serve para controlar e estimar as vendas da empresa, bem como descobrir em qual etapa é necessário investir mais.
Isso é possível por meio do desenvolvimento de conteúdo de qualidade, pensado para o público-alvo da marca. Para que esse conteúdo seja feito de forma estratégica, é preciso saber onde cada lead está no funil.
É por isso que no post de hoje, vamos entrar mais a fundo em cada etapa do funil de Inbound Marketing para que você saiba onde seus leads estão e o que fazer para que eles passem para a próxima etapa.
Fase 1: atração
Se estamos falando em atração, estamos falando no topo do funil. Nessa fase, o seu cliente ainda não te conhece, logo, é o momento de apenas atrair a atenção dele.
É preciso criar conteúdos simples, que respondam as dúvidas e dores do seu público. São conteúdos objetivos e informativos. Esse não é o momento de apresentar o seu produto, apenas deixar o seu nome na mente do cliente para que, quando estiver pronto para comprar, ele lembre de você.
Fase 2: conversão
Nessa etapa, o objetivo é fazer com que os visitantes do seu site se tornem leads. Aqui, a pessoa já reconhece que tem um problema e está buscando soluções para ele.
Logo, são produzidos conteúdos meio de funil para que a pessoa saiba as possíveis soluções. É nesse momento que você fala, de forma ainda sutil, que você possui o que ela precisa, mas continua entregando conteúdo de valor para que você se torne a única solução possível na próxima fase.
E-mail marketing e materiais ricos são ótimos investimentos para que você seja considerado para solucionar o problema.
Fase 3: venda
Finalmente, chegou o momento de fazer com que a pessoa se torne um cliente. Nessa fase, seu lead já descobriu que tem um problema, sabe qual é a solução e está pronto para comprar. Logo, é o momento de investir pesado para que ele compre de você, demonstrando todos os benefícios e diferenciais do seu produto.
Se você produziu os conteúdos certos nas fases anteriores, isso não será um grande problema. Nesse momento, os anúncios direcionados, links de compras no WhatsApp, e-mails personalizados e landing pages de venda são essenciais.
Fase 4: encantamento
Depois da venda o trabalho não acaba. Se a pessoa já é seu cliente, é hora de encantá-la para que ela não deixe de ser e você seja sempre a primeira opção dela na hora de adquirir outros produtos.
Nessa fase, é interessante investir em materiais exclusivos para o seu cliente, bem como listas de e-mails e mensagens personalizadas. Invista em cupons de desconto e promoções para quem já compra de você e lembre-se de prestar sempre o melhor atendimento.
Quer saber mais sobre os conteúdos para produzir em cada etapa do funil de Inbound Marketing e fazer seus leads avançarem mais rapidamente? Então, leia nossos materiais e, se tiver qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato.