Você já parou pra pensar no potencial que a sua empresa pode usufruir ao fazer a integração entre vendas e marketing?
Não é novidade pra ninguém que, nos últimos anos, houve uma mudança representativa na forma de consumo. Em um passado nem tão distante assim o grande foco das empresas era ter uma equipe de venda que tinha como função ir atrás dos compradores.
Hoje, com o crescimento da internet e das redes sociais, as estratégias de marketing ganharam força, porém, aliado ao departamento de vendas, os resultados podem ser ainda mais significativos para o seu negócio.
Por que integrar vendas e marketing?
O comportamento do consumidor mudou com o crescimento da internet e das redes sociais. Agora, com uma simples busca, é possível obter informações sobre um determinado produto, ler avaliações de pessoas que já compraram e saber em qual loja a mercadoria está mais barata.
E tudo isso se deve às diversas ferramentas e estratégias criadas pelo marketing digital, que tem como principal tarefa apresentar soluções para as pessoas, identificar suas reais necessidades e entregar serviços e produtos de um jeito educativo.
Tanto o departamento de marketing, quanto o de vendas, atuam com o objetivo de gerar mais resultados, porém, eles têm ações diferentes, mas que ao somar forças, podem otimizar o trabalho da empresa.
É preciso quebrar a crença de que vendas e marketing são adversários, pois isso é uma visão antiquada e que apenas faz gerar uma rivalidade que leva ao erro.
O que faz o setor de marketing
• Cria campanhas para redes sociais e mídias;
• Identifica oportunidades;
• Entende o mercado através de dados e análises;
• Cria conteúdo especializado;
• Gerencia todas as redes sociais da empresa;
• Cuida do brand, persona e da presença online;
• Busca parcerias com influenciadores digitais;
• Cria campanhas promocionais;
• Faz pesquisa de satisfação;
• Ajuda os produtos e serviços da empresa a chegarem à persona;
• Gera engajamento entre marca e público, criando uma relação positiva.
O que faz o setor de vendas
• Faz contato direto com o consumidor;
• Esclarece dúvidas pessoalmente ou por meios digitais;
• Tem poder direto de negociação;
• Pode apresentar vantagens para fornecedores e parceiros;
• Faz apresentações com clientes e parceiros em lançamentos de produtos ou serviços.
Como você pode ver, a equipe comercial faz o elo entre marca e cliente, sendo essencial para estreitar o relacionamento e trazer grandes resultados para a empresa.
Integração entre vendas e marketing: como fazer?
1 – Acabe com a rivalidade
O primeiro passo é unir com uma boa conversa as equipes, incentivando o trabalho em parceria.
2 – Defina objetivos em comum
Apesar das tarefas diferentes, os departamentos atuam com o mesmo objetivo, que é trazer resultados. Por isso, é fundamental deixar claro como cada equipe pode atuar em prol de uma ação em comum.
Por exemplo, ao lançar um produto novo, faça reuniões em conjunto e defina as missões de cada um, criando também um cronograma das ações.
3 – Adote um CRM
Para que ocorra uma troca de informação correta, sem deixar espaços para erros, inclusive na hora de conversar com clientes, é importante adotar um CRM, que é um programa de gestão que integra todas as atividades da empresa.
Desde contatos de clientes, até controle de estoque, entregas, e-mails, promoções, tudo pode ser atualizado no CRM, otimizando assim o trabalho das equipes.
Como você pode ver, são muitas as vantagens em fazer a integração entre vendas e marketing e conseguir com isso os melhores resultados para sua empresa. Se você precisa melhorar as suas estratégias de marketing digital, conheça agora mesmo as nossas soluções! Deixe a Imaginart te ajudar!