Caso de Sucesso

IMPERIUM CURSO PREPARATÓRIO

Como o IMPERIUM EDUCAÇÃO conseguiu se manter firme na Pandemia de Covid-19 e retomar seu crescimento em 2022 com o marketing digital.

O IMPERIUM EDUCAÇÃO é um Curso Preparatório em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro que nasce com um projeto pedagógico acessível, transformador e de alta qualidade, reafirmando o valor da solidariedade contra o individualismo, da cooperação contra o valor da competição egoísta. Tal prática educacional é inspirada na história de nossos próprios diretores que têm uma origem de muitas dificuldades de aprendizagens, sociais e econômicas que foi modificada através de uma grande superação acadêmica. Assim temos a convicção de que a educação vinculada com extremo empenho tem o poder de modificar positivamente todos indivíduos.

Um ano após ser decretada a pandemia de Covid-19 no Brasil, todos estavam adaptando seus negócios para não fechar as portas de vez. As Instituições de Ensino, de maneira geral, estavam funcionando online, com encontros por vídeo conferência. Ainda assim, foi um período de cancelamentos de matrículas e muita inadimplência por conta do momento econômico estar abalado. Como mudar esse quadro?

Vamos entender esse caso do início...

Particularmente, o IMPERIUM EDUCAÇÃO, desde sua inauguração em 2018, se manteve com as turmas cheias e em crescimento devido a satisfação dos seus alunos com os resultados alcançados. O crescimento era constante devido às indicações e campanhas internas como Aulões e o famoso Viradão ESA.

O PROBLEMA

EM 2020, quando a pandemia foi decretada oficialmente, as Instituições de Ensino tiveram que se adaptar no DIGITAL para continuar “respirando”. Por se tratar de um momento de cancelamentos e inadimplência não dava mais para contar apenas com as indicações e campanhas internas. O investimento em mídias precisou ser mais agressivo.

Em abril de 2021 fomos contratados para gerir as Redes Sociais tanto de maneira orgânica, quanto nas campanhas de tráfego pago. Com uma rotina ainda manual, planilhas off-line e sem integração de marketing e atendimento e sem um processo claro de vendas, muitos leads ficavam perdidos no meio do processo. Só eram aproveitados os leads convertidos em matrículas, sem a chance de ser feito o relacionamento e novas prospecções.

Em princípio as campanhas eram rodadas apenas nas Redes Sociais, para ser franco, apenas no Instagram, pois, é muito comum o cliente optar pelo caminho onde ele tem mais engajamento. Após alguns testes, confirmamos o que já imaginávamos… E o Facebook traria um ótimo resultado!

A SOLUÇÃO

Com a volta das aulas presenciais as coisas começaram a voltar ao normal ou ao NOVO NORMAL, mas o entendimento desse marketing mais agressivo já estava enraizado.

Em março de 2022 iniciamos com as campanhas na Rede de Pesquisa do Google e um aprimoramento na forma de captação dos leads. Nesse momento as campanhas eram direcionadas para landingpages (páginas de conversão). Fizemos também a implantação de ferramentas de automação de Marketing Digital e um CRM básico para acompanhar a jornada do lead, desde o marketing até o setor de atendimento. O CRM não era usado de maneira plena, mas agora temos os dados salvos, o que nos possibilita fazer relacionamento e prospecção por telefone, WhatsApp e e-mail.

O RESULTADO

Ao longo de 2022, o IMPERIUM EDUCAÇÃO consolidou sua maturidade digital, transformando não apenas sua captação de alunos, mas toda a estrutura de atendimento e relacionamento com seus leads. A implementação de automação de marketing, um CRM estratégico e campanhas multicanal resultou em um crescimento sustentável e previsível.

Com um setor comercial mais estruturado e processos bem definidos, a instituição passou a ter controle total sobre a jornada do aluno, desde o primeiro contato até a conversão, além de estratégias contínuas de nutrição e retenção. O impacto foi imediato: mais eficiência na captação, maior taxa de conversão e um posicionamento digital fortalecido.

A Imaginart teve um papel essencial nesse avanço, ajudando o IMPERIUM EDUCAÇÃO a atravessar um dos momentos mais desafiadores do setor educacional e a sair ainda mais forte. O legado deixado é uma base sólida para o crescimento contínuo, permitindo que a instituição siga expandindo e inovando no mercado educacional.

© 2023 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Imaginart - Agência Criativa | (21) 99360-2668